quarta-feira, maio 10, 2017

AURORA BOREAL e O INSTINTO SUPREMO

Assinalando a homenagem a Daniel Maia e Susana Resende, durante o 13º Festival Internacional de BD de Beja, com uma exposição alusiva a O Infante Portugal e a Aurora Boreal, de que aqueles artistas fixaram o imaginário primordial, a editora Apenas Livros lança uma apresentação especial do projecto criativo Aurora Boreal, sob o signo fantástico, que José de Matos-Cruz tem, actualmente, em desenvolvimento ficcional.
Trata-se de Aurora Boreal e O Instinto Supremo – que incide sobre um dos universos em que se estrutura O Princípio Infinito, primeiro segmento de um tríptico dedicado à heroína titular. Aurora Boreal surgiu n’O Infante Portugal (2007-2012), nascida de uma relação efémera entre Oktobraia, uma aventureira soviética exilada em Lisboa, e o Malsão, um portento cósmico que avassala o marasmo lusitano. 
 

Para o autor, trata-se de uma experiência inversa: enquanto, na trilogia d’O Infante Portugal, diversos artistas aceitaram ilustrar personagens e situações já descritas, para Aurora Boreal foi-lhes proposta – considerando alguns elementos essenciais – a concepção de um universo próprio, segundo os seus estímulos e preferências, a partir do qual desencadeou todo o processo narrativo.

A natureza onírica e mágica de Aurora Boreal suscitou uma visão original, a qual foi solicitada a Susana Resende – que depois transfigurou O Instinto Supremo. Para a contextualização deste universo, contribuiu também Daniel Maia – cuja inspiração havia consumado a evolução icónica do Infante Portugal, culminante n’As Sombras Mutantes (2012), em que se revelara Aurora Boreal.


Aurora Boreal e O Instinto Supremo
(Apenas Livros)
Autor: José de Matos-Cruz
Ilustração: Susana Resende e Daniel Maia
1ª Edição: Maio 2017 | ISBN: 9789896185671

 Livreto de Prosa Ilustrado | 28 páginas/PB | PVP: 3,60€

Sem comentários:

Enviar um comentário