terça-feira, junho 07, 2016

IMAGINÁRiO #613

José de Matos-Cruz | 01 Junho 2017 | Edição Kafre | Ano XIV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

SOBRESSALTOS
Prestigiado nos anais de Hollywood como o realizador que mais contribuiu para a revelação de Bucha & Estica (aliás, Stan Laurel e Oliver Hardy), Leo McCarey (1898-1969) dirigiu ainda, a partir de meados dos anos ’20, uma série de populares comédias a cargo das principais companhias - da MGM à Paramount, da Fox à United Artists, da Columbia à RKO. Para esta, a primeira produção foi Lua Sem Mel (1942) - sendo ainda argumentista com Sheridan Gibney, e a qual assinalou o lançamento, nos EUA, do actor Walter Slezak. Tendo incidência através da Europa, acção romântica e estilizado humor forjam uma obra tipificada como propaganda anti-nazi, que estreou antes da entrada da América na II Guerra Mundial. Significativamente, só apareceu em Portugal em 1945, e em França quatro anos depois.
Com uma nomeação da Academia ao Oscar do Melhor Som (Stephen Dunn), Lua Sem Mel teve como protagonistas Cary Grant e Ginger Rogers, que voltariam a encontrar-se em A Culpa Foi do Macaco (1952 - Howard Hawks). A rodagem principiou em 25 de Abril de 1942, tendo Grant (aliás, Archibald Alexander Leach) conseguido um atraso quanto ao seu alistamento, que ele pretendia nos Army Air Corps; a 26 de Junho, e mantendo embora um emblemático vínculo pró-britânico, tornou-se cidadão ianque, adoptando legalmente o nome artístico. IMAG.197-233-377


CALENDÁRiO

23MAR-30ABR2016 - Em Lisboa, Galeria Múrias | Centeno expõe Current Upcoming Past de Florian Meisenberg.

30MAR-29MAI2016 - Em Lisboa, Centro Cultural de Belém/CCB expõe, na Garagem Sul, Arquitectura Em Concurso: Percurso Crítico Pela Modernidade Portuguesa, sendo curador Luís Santiago Baptista.

1929-31MAR2016 - Imre Kertész: Escritor húngaro, sobrevivente do Holocausto, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2002 (por praticar «uma tradição filosófica em que a vida e o espírito humano são inimigos, deixando os seus leitores na fronteira com as emoções compulsivas que inspiram uma liberdade de expressão muito particular»).

1950-31MAR2016 - Zaha Mohammad Hadid, aliás Zaha Hadid: Arquitecta inglesa de origem iraquiana, distinguida com o prémio Pritzker em 2004 - «Explorou criativa e intensamente a sua concepção espacial para o mundo contemporâneo, um espaço de tensões, energias e movimentos que responde à dinâmica da vida contemporânea» (Luís Santiago Baptista).

31MAR2016 - O Som e a Fúria produziu, e estreia John From (2015) de João Nicolau; com Júlia Palha e Filipe Vargas. IMAG.48-115-297-353-488

1932-02ABR2016 - Leandro José Barbieri, aliás Gato Barbieri: Saxofonista argentino, distinguido com o Grammy Latino à Carreira em 2015 (pelo seu estilo musical «rebelde mas, ao mesmo tempo, bastante acessível, combinando o jazz contemporâneo com os géneros latino-americanos, e incorporando elementos da pop instrumental»).

05ABR-30SET2016 - Em Lisboa, Espaço Novo Banco Arte apresenta Linhas de Diálogo - exposição de fotografia das Colecções da Fundación Coca-Cola (Espanha) e de Fotografia Contemporânea do Novo Banco, por 50 artistas portugueses e espanhóis, sendo curadora Lorena Martínez de Corral.

09ABR-14MAI2016 - Em Lisboa, Galeria Monumental apresenta O Barqueiro Com a Palavra Debaixo da Língua - exposição de pintura de Maria João Worm. IMAG.289-301-325-359-386-409-416-430-444-451-553-591-594

INVENTÁRiO

PAIXÃO E GUERRA
Conhecido pela sua ganância (consta que chegou a cobrar por cada autógrafo), Cary Grant - que não estava vinculado a qualquer estúdio - logrou da RKO um salário semanal de 6.250 dólares, mais dois por cento das receitas de exploração de Lua Sem Mel (1942) de Leo McCarey - isto, numa altura em que as taxas do fisco atingiam os 93 por cento dos rendimentos, nos Estados Unidos. Ginger Rogers, que o considerava «um dandy irresistível», consagrara-se pelos musicais com Fred Astaire na década de ’30, assumindo - agora - uma ex-bailarina de cabaré em Nova Iorque, Katie, que por 1938, em Viena, se faz passar por membro da melhor sociedade de Filadélfia, estando prestes a casar com o Barão austríaco Von Luber. Numa trama cosmopolita, de aparências e disfarces, a jovem fascinada por jóias é, então, assediada por Pat - suposto costureiro francês e, na realidade, um compatriota, repórter radiofónico que pretende extrair-lhe informações sobre o noivo, sem que ela o saiba um influente colaborador de Adolf Hitler. De facto, e celebrado o matrimónio na Checoslováquia, uma agitada viagem de núpcias continua pela Polónia, Holanda, Bélgica - sempre com Pat a segui-los, cada vez mais seduzido - países que irão caindo sob o domínio do III Reich. Até França ameaçada e, finalmente em Paris sob ocupação, uma Katie já incrédula, e aliada Pat, dedicar-se-á à espionagem conjugal…
Aventura insinuante sob o signo histriónico - e com implicações que Alfred Hitchcock evocaria em Difamação (1946), reincidindo Grant ao lado de Ingrid Bergman - Lua Sem Mel patenteia a expressiva dinâmica de McCarey, em que um enleio fantasista entre personagens se recorta na efusão de alusões e subentendidos, em suas máscaras ou equívocos, ou pela ironia contrastada dos diálogos. Em momento tão crítico para a História do Século XX, Lua Sem Mel constitui, também, uma curiosa alegoria da representação pelo Novo Mundo sobre o Velho Continente, a cargo de um californiano de origem irlandesa. As contingências próprias da época fazem denotar uma rodagem rápida e ligeira, privilegiando a ênfase do burlesco e a eficácia das vedetas, sobre a estrutura narrativa ou o quilate técnico. Tal risco virtual entre artifício e consistência - que McCarey sempre joga, como trunfos criativos - remeteria para uma alusão de Com a Verdade Me Enganas (1937 - McCarey), donde o talento de Grant se exubera, cúmplice e cativo. Bastaria apreciar, nesta Lua Sem Mel, a sequência da partida de cartas no barco, por excelência visual, detalhada, com todos os requintes de uma conjugação sobre o cinema mudo. Algo que, aliás, se prefigura na recorrência mordaz entre Rogers e Grant - quando, logo no início, ele lhe tira as medidas… servindo-se de uma fita métrica em metal!
MEMÓRiA

02JUN1857-1934 - Edward William Elgar, aliás Edward Elgar: Compositor inglês - «Há música no ar». IMAG.524
GALERiA

Linhas de Diálogo
A exposição Linhas de Diálogo junta duas colecções. A da Fundación Coca-Cola (Espanha), na qual há todo o tipo de técnicas e expressões da arte actual, mas onde a fotografia tem uma grande relevância, com uma das mais importantes colecções de fotografia contemporânea do mundo, a Colecção do Novo Banco. O resultado é uma visão sobre duas colecções que exploram a fotografia espanhola e portuguesa num mesmo período temporal, oferecendo uma pluralidade de olhares que convidam a reflectir sobre o mundo, através de imagens que tanto remetem para as marcas do passado como para aspectos diversos do quotidiano e da actualidade. 
Nas palavras da curadora, Lorena Martínez de Corral, «a fotografia foi primeiro um meio visual de massas, e é a chave de toda a produção técnica de imagens». Por isso, conclui: «Mais do que qualquer outro meio visual, a fotografia moldou a memória do nosso tempo, tanto a colectiva como a individual». 

O Barqueiro Com a Palavra Debaixo da Língua
- Maria João Worm
Registo de uma passagem que atravessa o tempo da insónia usando as palavras como reflexão e passatempo.
Nesse silêncio, com o corpo deitado, aparentemente quieto, aparecem imagens que procuram o seu significado. 
E se as palavras forem desenhos inscritos dentro das formas que designam?

BREVIÁRiO

Quetzal edita Pó, Cinza e Recordações de J. Rentes de Carvalho.

Sony edita em CD, Romance(s) de Aldina Duarte.

Esfera dos Livros edita O Dia-a-Dia Em Portugal Na Idade Média de Ana Rodrigues Oliveira.

Clube do Autor edita Mulheres Portuguesas de Irene Flunser Pimentel e Helena Pereira de Melo. IMAG.185-269-519
Guerra & Paz edita Fernando Pessoa [1888-1935] - Minha Mulher, A Solidão; organização de Manuel S. Fonseca. IMAG.26-28-64-82-130-131-157-182-187-196-207-211-236-264-323-326-330-333-343-347-376-382-384-385-395-399-403-404-417-426-433-450-460-467-491-507-509-524-540-551-556-561-576-593-596-604-605-612

Deutesche Grammophon edita em CD, Maria João Pires - Complete Concerto Recordings On Deutesche Grammophon.IMAG.106-411-449-463-495--507
EXTRAORDINÁRiO

OS ALTERNATIVOS – Folhetim Aperiódico

QUANDO ME ENTERNEÇO EM VÃO, DESAPAREÇO – 7
O certo é que a Chiba não voltou a pôr-lhe o travo, ou a tragar o Petisco. Logo, Benigna da Purificação cortou-se à sorte, fez contas aos tostões e tornou-se vendedeira com banca certa na Praça da Figueira.
Continua

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