terça-feira, abril 26, 2016

IMAGINÁRiO #607

José de Matos-Cruz | 16 Abril 2017 | Edição Kafre | Ano XIV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO
 
DEMANDAS
Um mundo longínquo, há muitos e muitos anos. Numa bucólica aldeia do Vale Verde, vivem os Grinos. Se perguntássemos a um destes anões agricultores, qual o seu maior desejo, responderia: «Controlar a chuva», indispensável aos magníficos campos de cultivo. Um dia, o Conselho de Sábios envia uma expedição aos distantes Montes de Vidro, para descobrir o segredo dos Sopradores de Nuvens, gigantes azuis capazes de influenciar os elementos naturais. Os aventureiros regressam com Orull, um semi-deus, com extraordinários poderes… Privilegiando uma vertente especialmente destinada aos mais jovens, eis Orull, o Senhor das Nuvens / Orull, le Faiseur de Nuages (1998), por Denis-Pierre Filippi (argumentista) e Tiburce Oger (ilustrador). Ao conjugar a heroic-fantasy de vanguarda com os intemporais contos de fadas, esta talentosa dupla artística principiou Orull, le Souffleur de Nuages - uma saga mágica, luxuriante, com distintos níveis de leitura e sugestão, tendo em vista «regressar à origem obscura e ancestral dos cancioneiros infantis».
 
VISTORiA
 
A Serenata
 
¨Vestida de gemidos de bordão,
lancinâncias de violino,
na noite parada
vem descendo a seresta.

Sumiu-se a cidade barulhenta
inimiga das crianças e dos poetas.

Uma voz canta sentimentalmente um samba.

                   Aquele aperto de mão
                   não foi adeus!

Os cavaquinhos desmaiam de puro sentimento,
a cidade morreu lá longe,
e a lua vem surgindo cor de prata.

                   Nessa história de amor todos são iguais,
                   até o rei volta sua palavra atrás…

O meio tom brasileiro deixa interrogativamente a sua
                nostalgia.

                   É hora que os poetas escolheram
                   para a procura dos seus mundos perdidos…
                                                  
Amanhã a cidade virá novamente
inimiga dos poetas.
Mas agora ela dorme,
ela não sabe que os poetas falam com Nossenhor,
com a lua e as estrelas,
nesta hora tão lírica…

Menina romântica, irmã
das crianças e dos poetas…
A tua janela, florida de esperanças,
é um mistério que a cidade não entende.

Passa a serenata.
Mas no coração dos que temem a primeira luz do dia que vai
chegar
ficam os gemidos do violão e do cavaquinho,
vozes crioulas neste noturno brasileiro
de Cabo Verde.
Baltazar Lopes / Osvaldo Alcântara
 
CALENDÁRiO
 
18FEV-24MAR2016 - Bedeteca da Amadora apresenta, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, ‘Os Doze de Inglaterra’ de Eduardo Teixeira Coelho - exposição de materiais originais de impressão da obra, impressões do livro e arte original do artista. IMAG.28-31-41-43-85-117-129-132-209-328-372-568-578

µ27FEV-11JUN2016 - Em Guimarães, Palácio Vila Flor apresenta Still There - exposição de fotografia (Líbano, 2011) de Carlos Lobo.

¢03MAR-15MAI2016 - Centro de Exposições de Odivelas apresenta, na Galeria D. Dinis, a exposição retrospectiva de pintura João Feijó - 30 Anos Pela Arte.

VISTORiA
 
¨ Julgo razoável, leitor, antes de prosseguirmos juntos, explicar-lhe que, sempre que tiver ensejo ou oportunidade, pretendo fazer digressões no decurso de toda esta história, da qual sou melhor juiz do que qualquer lastimoso crítico que exista; e cumpre-me pedir aqui a todos esses críticos que tratem da sua vida, e não se metam em negócios ou obras que, de maneira nenhuma, lhes dizem respeito; pois, enquanto não demonstrarem a autoridade por cuja virtude se constituíram juízes, não me sujeitarei à sua jurisdição.
Henry Fielding
- A História de Tom Jones (1749 - excerto)
                     



MEMÓRiA
 
15ABR1707-1783 - Leonhard Paul Euler: Matemático e físico suíço de língua alemã, radicado na Rússia e na Alemanha, desenvolveu a geometria analítica e a trigonometria - «Calculava, sem esforço aparente, como os homens respiram, como as águias planam ao vento» (François Arago - 1786-1853). IMAG.146

¨ 18ABR1927-2008 - Samuel Phillips Huntington, aliás Samuel Huntington: Escritor e analista americano, especialista em ciência política - «O universalismo ocidental é perigoso para o mundo… [Importa] reconhecer que a intervenção ocidental nos assuntos de outras civilizações é, provavelmente, a mais perigosa causa de instabilidade e de potencial conflito global num mundo multicivilizacional.» (Clash of Civilizations - 1993).

¨ 22ABR1707-1754 - Henry Fielding: Novelista e dramaturgo inglês, um dos fundadores do romance moderno; em 1754, radicou-se em Lisboa, à procura de melhor clima. Tendo escrito Journal of a Voyage To Lisbon, faleceu dois meses depois na capital portuguesa, e foi enterrado no Cemitério dos Ingleses. IMAG.140-486

¨ 1783-23ABR1847 - Erik Gustaf Geijer: Escritor e compositor sueco - «Cada um de nós tem qualidades para fazer alguma coisa melhor do que as outras pessoas». IMAG.402

¨ 23ABR1907-1989 - Baltazar Lopes da Silva, aliás Osvaldo Alcântara: Poeta, ficcionista e linguista cabo-verdiano, cultor do crioulo, co-fundador do movimento Claridade - «Venham todas as vozes, todos os ruídos e todos os gritos, / venham os silêncios compadecidos e também os silêncios satisfeitos;  / venham todas as coisas que não consigo ver na superfície da sociedade dos homens; / venham todas as areias, lodos, fragmentos de rocha / que a sonda recolhe nos oceanos navegáveis…» (Ressaca - excerto).
               
PARLATÓRiO
 
¨ Um autor deve considerar-se, não um cavalheiro que oferece um banquete particular ou de caridade, e sim alguém que dirige uma casa de pasto, pública, na qual são bem-vindas todas as pessoas, em troca do seu dinheiro.
Henry Fielding
           
SUMÁRiO
 
Matemático suíço, nascido em 1707 e falecido em 1783, foi um professor brilhante, cuja autoridade foi incontestada, expandindo todas as áreas conhecidas da Matemática. O seu nome está ligado a uma grande quantidade de entidades matemáticas como o número e – número de Euler –, base dos logaritmos naturais, e o número i, número imaginário. Aluno de Johann Bernoulli, foi grande amigo do sobrinho deste, Daniel Bernoulli, que o chamou para São Petersburgo, Rússia, onde foi professor no Colégio Naval e na Academia de Ciências (1730). Aqui, no seguimento de observações astronómicas, ao olhar para o Sol, perdeu a visão do olho direito. De 1741 a 1766, deslocou-se para Berlim, onde foi director da Academia de Ciências. Voltaria à Rússia a convite de Catarina, a Grande, tornando-se director da Academia de Ciências de São Petersburgo. Ficaria completamente cego, devido a cataratas, mantendo todas as suas responsabilidades e trabalhos durante mais de quinze anos até à sua morte.
          
BREVIÁRiO
 
Gradiva edita Os Doze de Inglaterra (1950-1951) de Eduardo Teixeira Coelho (1919-2005).

¯Harmonia Mundi edita em CD, Michel-Richard de Lalande [1657-1726]: Leçons de Ténèbres por Sophie Karthäuser, com Ensemble Correspondances, sob a direcção de Sébastien Daucé.
            
COMENTÁRiO

Pela primeira vez, os admiradores do grande mestre Eduardo Teixeira Coelho vão poder apreciar na íntegra uma das obras mais belas que desenhou, Os Doze de Inglaterra. Trata-se, seguramente, de uma obra-prima da literatura de quadradinhos mundial.
Publicada agora, finalmente, em álbum, sem as amputações que na sua edição original [O Mosquito, 1950-1951] sacrificaram, frequentemente, a integralidade do desenho ao espaço ocupado pelo texto de Raul Correia – também ele belo, mas, nalguns passos, porventura, redundante –, numa edição que só foi possível pela arte, o conhecimento e o empenho de outro grande criador da banda desenhada portuguesa, José Ruy.
Guilherme Valente
(Editor da Gradiva)


Sem comentários:

Enviar um comentário