terça-feira, dezembro 15, 2015

IMAGINÁRiO #587

José de Matos-Cruz | 16 Novembro 2016 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO
 
DESAFIOS
Desde que o cinema existe, sob o signo de Hollywood, o espectáculo da guerra sempre constituiu um fascínio perverso e perigoso, enquanto abordagem limite ou fenómeno ritual. Assim, o imaginário do Vietname suscitaria, inevitavelmente, uma referência ao Apocalypse Now (1979) de Francis Ford Coppola - obra-prima cujas implicações temáticas e estéticas, em que se reconstitui um universo de demolição irracional, sob o crepúsculo da humanidade, pressupõe uma incursão alegórica e fantástica pelo inferno na Terra. Em 1986, Oliver Stone ousou sondar de novo esse coração das trevas com Platoon - Os Bravos do Pelotão - expondo o desafio limite para um punhado de jovens soldados ianques, ante a morte espectral: vítimas de um absurdo devastador, em sacrifício ou sobrevivência, que é simbolizado no fatídico antagonismo de dois desses combatentes… A evolução político-social no Sudoeste Asiático provocou uma rodagem noutros cenários naturais, as Filipinas, e a memória traumática do próprio realizador - sobre a sua experiência no Vietname, aliada à consagração como argumentista - atribui uma ressonância clássica, épica, a este testemunho tão perturbante e avassalador. IMAG.6-47-67-157-295-576


CALENDÁRiO

¸11NOV1925-27SET2015 - John Guilhermin: Cineasta britânico, realizador, argumentista e produtor - «Nunca foi um realizador que se distinguisse por um estilo próprio, autoral, acabando por triunfar como um artesão disponível para todos os géneros» (João Lopes).

µ01OUT-24DEZ2015 - Em Lisboa, Quadrado Azul apresenta Make Do - exposição de fotografia de Paulo Nozolino. IMAG.33-104-399-427

1927-03OUT2015 - José Alfredo de Vilhena Rodrigues, aliás José Vilhena: Escritor e humorista, pintor e ilustrador português - «A sua obra, na tradição de Gil Vicente, Bocage ou Bordalo Pinheiro, é uma crónica dos tempos. Umas vezes pela crítica de costumes, outras vezes no olhar sobre a política, outras sobre a Igreja e quase sempre sobre a mulher» (Luís Vilhena). IMAG.19-149

¢09OUT-13DEZ2015 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta Looking For Something - exposição de pintura / instalação e desenho de Mónica Capucho.

VISTORiA

Tantos Pintores

¨A realidade, comovida, agradece
mas fica no mesmo sítio
(daqui ninguém me tira)
chamado paisagem.
Tantos escritores.
A realidade, comovida, agradece
e continua a fazer o seu frio
sobre bairros inteiros na cidade
e algures.
Tantos mortos no rio.
A realidade, comovida, agradece
porque sabe que foi por ela o sacrifício
mas não agradece muito.
Ela sabe que os pintores
os escritores
e quem morre
não gostam da realidade
querem-na para um bocado
não se lhe chegam muito pode sufocar.
Só o velho moinho do acordeon da esquina
rodado a manivela de trabuqueta
sem mesura sem fim e sem vontade
dá voltas à solidão da realidade.
Titânia e a cidade queimada.
Mário Cesariny de Vasconcellos
 
PARLATÓRiO

µFui pintor durante muitos anos, antes de me tornar fotógrafo. Um dia, comprei uma câmara, só porque não gostava das reproduções que os fotógrafos profissionais faziam das minhas obras. Nessa época, apareceram as primeiras placas pancromáticas, que permitiam fotografar a branco e preto, conservando os valores das cores. Estudei com muita aplicação e, depois de alguns meses, tornei-me um perito. O meu interesse maior eram as pessoas, especialmente os rostos.
Man Ray  (1974)
 

José Vilhena
Os retratos que fez daquele morno Portugal de Salazar são maravilhosos. Depois do 25 de Abril, as pessoas ganharam coragem e surgiram concorrentes mais jovens, mais adequados ao tempo, mais ágeis, mais à esquerda. Há sempre um sacana que gosta mais de liberdade do que nós, quando já não há riscos a correr.
Rui Zink

BREVIÁRiO
 
¨Assírio & Alvim edita Poesia Presente de António Ramos Rosa (1924-2013); selecção de Maria Filipe Ramos Rosa. IMAG.235-317-484

¨Quetzal re-edita Alegria Breve de Vergílio Ferreira (1916-1996). IMAG.78-212-241-323-548

¯Sílvia Camilo realizou, e edita em DVD, Músicas Festivas - sobre Fernando Lopes-Graça (1906-1994). IMAG.15-48-106-111-140-146-175-261-262-326-332-342-492-536-541


¨Bizâncio edita Teremos Sempre Paris de Ray Bradbury (1920-2012); tradução de Maria do Carmo Figueira. IMAG.103-412

¨INCM/Imprensa Nacional - Casa da Moeda edita, com Teatro Nacional de São Carlos/TNSC, São Carlos - Um Teatro de Ópera Para Lisboa; organização de João Mascarenhas-Mateus e Carlos Vargas. IMAG.14-25-48-58-82-133-169-182-207-310-336-424-498

¨Presença edita O Bicho-da-Seda de Robert Galbraith, aliás J.K. Rowling; tradução de Ana Saldanha. IMAG.5-62-521
       

MEMÓRiA

¯1902-16NOV1986 - Ercília Costa: Actriz teatral portuguesa, compositora, cantora, a Santa do Fado - «Uma das grandes cantadeiras da primeira metade do Século XX. O seu nome é hoje pouco recordado, mas no seu tempo foi uma vedeta acarinhada pelo público» (Victor Duarte Marceneiro). IMAG.77-381

µ1890-18NOV1976 - Michael Emmanuel Radnitzky, aliás Man Ray: Pintor, fotógrafo, cineasta e surrealista americano - «Em vez de pintar pessoas, comecei a fotografá-las, e desisti de pintar retratos, ou melhor, se pintava um retrato, não me interessava que ficasse parecido. Finalmente, concluí que não havia comparação entre as duas coisas, fotografia e pintura. Pinto o que não pode ser fotografado, algo surgido da imaginação, ou um sonho, ou um impulso do subconsciente. Fotografo as coisas que não quero pintar, coisas que já existem». IMAG.341
 
¸ 1925-20NOV2006 - Robert Bernard Altman, aliás Robert Altman: Cineasta americano, realizador, argumentista e produtor - «Em Hollywood, vendem sapatos, eu faço luvas. Mas isso não significa nada de especial. Apenas, que estamos em negócios ligeiramente diferentes». IMAG.84-96-121-161-212-231-255-503

¨ 1923-26NOV2006 - Mário Cesariny de Vasconcellos: Poeta e pintor português, ligado ao surrealismo - «O homem que venceu matou-se / na margem mais escura do rio / ao volante dum belo Packard.» (Rua do Ouro - excerto). IMAG.17-19-20-29-66-123-179-430-442-475-486-505-537-582




EXTRAORDINÁRiO

OS HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico

JORNAL D’ONTEM, PAPÉIS VELHOS - 10
Enfadado com tal inoportuno, logo Sílvio Silvino alvejou Cabreira, entre o cinismo e o desprezo:
- Ah, sim? E, então, qual é o seu papel em tudo isto?
- Eu não sublinho, apenas destaco... - balbuciou um Patrício Cabreira desarmado, esgueirando-se em estado lastimoso.
Naquele ambiente de cortar à catana, a noite original cercava já Lourenço Marques, transfigurando a agonia dos assassinos.
– Continua   


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