sexta-feira, abril 24, 2015

IMAGINÁRiO #554

José de Matos-Cruz | 08 Março 2016 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

RELAÇÕES
Na banda desenhada de expressão franco-belga, por finais do século passado, aos estímulos da aventura correspondem os temas virtuais, estilizando-se versáteis grafismos pela pulsão estética e narrativa. Por tais parâmetros sobressai Philippe Dupuy, cuja notoriedade de firmou no início da década de ’90, com Monsieur Jean. Aliado ao iraniano Charles Berberian - desde 1983, tendo-se prestigiado numa inseparável carreira publicitária - esta dupla sagrou o vínculo argumentista / ilustrador, com fértil engenho e minuciosa inventariação. Como causa original de Monsieur Jean - em série repartida por diversos títulos e episódios parisienses - está um jovem escritor entre os dilemas de criatividade, as crises singulares e uma vivência quotidiana. Os amigos, a solidão, a família, a boémia, os pequenos conflitos, as longas vigílias, enquadram esta obra aliciante, crítica, sobretudo para os leitores maduros - e apreciadores de banda desenhada em que se formaliza, pela actualidade, uma cumplicidade intemporal.


CALENDÁRiO

¢05FEV-03MAI2015 - Em Lisboa, Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva expõe Sonnabend, Paris-New York (1962-1967); em colaboração com a Sonnabend Collection Foundation de Nova Iorque, e a Fondazione Musei Civici di Venezia - Ca’ Pesaro Internazionale d’Arte Moderna, de Veneza.

¨1938-07FEV2015 - Manuel João Maya de Lucena, aliás Manuel Lucena: Historiador português, cientista político, cofundador da revista O Tempo e o Modo (1963) - «Um dos intelectuais mais brilhantes da minha geração, com uma forma de pensar e estar na vida muito própria, com convicções fortes que nunca deixou de afirmar com total independência» (Jorge Sampaio).

07FEV-11AB2015 - Em Torres Vedras, Paços - Galeria Municipal expõe Obra Gráfica de João Sarzedas - Uma Homenagem.

¢07FEV-11JUL2015 - Em Viana do Castelo, Biblioteca Municipal apresenta História Natural Com Parafusos - exposição da obra gráfica de Luís Manuel Gaspar, editada em livros, revistas e jornais. IMAG.399-417-459

µ12FEV-SET2015 - Em Lisboa, Espaço Novo Banco expõe Eu (Título Em Construção); inclui Obras da Colecção de Fotografia do Novo Banco por Marina Abramovic, Helena Almeida, Vasco Araújo, Jennifer Allora & Guillermo Calzadilla, Rineke Dijkstra, Nan Goldin, Mona Hatoum, Barbara Kruger, Sherrie Levine, Martin Parr, João Penalva, Irving Penn, Richard Prince, Martha Rosler, Julião Sarmento, Cindy Sherman, Andres Serrano e Wolfgang Tillmans, sendo curador Hugo Dinis.

¨1927-15FEV2015 - Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos, aliás Luísa Dacosta: Escritora portuguesa, autora de A-Ver-o-Mar (1980), distinguida com o Prémio Vergílio Ferreira (2010) - «Nunca esqueceu como as mulheres de A-Ver-o-Mar a ensinaram a lutar contra a injustiça, a indiferença e o sofrimento» (Guilherme d’Oliveira Martins).

VISTORiA

Esta Palavra saudade
¨Junto de um catre vil, grosseiro e feio,
por uma noite de luar saudoso,
Camões, pendida a fronte sobre o seio,
cisma, embebido num pesar lutuoso…

Eis que na rua um cântico amoroso
subitâneo se ouviu da noite em meio:
Já se abrem as adufas com receio…
Noites de amores! Que trovar mimoso!

Camões acorda e à gelosia assoma;
e aquele canto, como um antigo aroma,
ressuscita-lhe os risos do passado.

Viu-se moço e feliz, e ah! nesse instante,
no azul viu perpassar, claro e distante,
de Natércia gentil o vulto amado…
Gonçalves Crespo
                                      

INVENTÁRiO

Biblioteca Nacional Compra Sonetos Manuscritos de Gonçalves Crespo
¨Os manuscritos dos sonetos Na Egreja das Chagas e Trinta Annos Depois, do poeta luso-brasileiro Gonçalves Crespo, foram adquiridos pela Biblioteca Nacional por 150 euros num leilão, informou ontem a instituição.
António Cândido Gonçalves Crespo (1846-1883), filho de um negociante português e de mãe negra, nasceu nos arredores do Rio de Janeiro, na roça do pai. Aprendeu a ler, escrever e contar numa escola carioca e aos 14 anos viajou para Portugal onde passou a residir, primeiro no Porto, depois em Braga, onde se revelou como poeta.
Na capital minhota colaborou com várias publicações periódicas e participou nas tertúlias literárias do Café Vianna.
Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, em 1877, e foi eleito deputado pelo Círculo da Índia nas eleições de 1879 e de 1881.
Em Coimbra colaborou no jornal dirigido por João Penha, A Folha, divulgador em Portugal do Parnasianismo, estética literária de que Gonçalves Crespo é considerado um dos principais expoentes, refere uma nota da Biblioteca.
«Para alguns investigadores a sua poesia reflete a estética de Lecomte de Lisle, Sully Prudhomme, Paul Verlaine, entre outros, enriquecida pela sua longínqua experiência de infância do universo humano brasileiro», lê-se na mesma nota.
Miniaturas (1870) foi o seu primeiro livro de poesia que de imediato «chamou a atenção de Maria Amália Vaz de Carvalho com quem manteve diálogos literários na forma de correspondência e com quem veio a contrair matrimónio em 1874».
«Os salões da residência do casal, na Travessa de Santa Catarina, em Lisboa, foram palco de tertúlias literárias onde se reuniam intelectuais e políticos da época, como o Conde de Sabugosa, Pinheiro Chagas, Bulhão Pato, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Bernardino Machado, Guerra Junqueiro ou Sousa Martins», segundo a mesma nota.
Nocturnos (1882) foi o seu segundo e último livro de poesia. Já na capital Crespo continuou a colaborar com vários órgãos da imprensa.
Obras Completas (1897) reúne parte da sua poesia, tendo no ano seguinte sido editado Poesias, que reúne inéditos.
A bibliografia de Gonçalves Crespo inclui ainda Contos Para os Nossos Filhos, Colleccionados e Traduzidos, em colaboração com Maria Amália Vaz de Carvalho, Extravagancias Extraordinarias ou As Phantasias do Bandarra, peça em quatro atos, entre outros.
23JUN2011 - Diário de Notícias
                         
MEMÓRiA

¯08MAR1566-1613 - Carlo Gesualdo, aliás Gesualdo da Venosa: Príncipe de Venosa, compositor italiano da Renascença tardia - «Longe da exuberância dos madrigais, mas nem por isso menos extravagante em termos cromáticos e praticamente contraintuitivo em matéria melódica, o que se ouve é uma teia de trevas por onde ocasionalmente brota um raio de luz, pura expiação» (J.S. - Actual / Expresso). IMAG.461

¨ 11MAR1846-1883 - António Cândido Gonçalves Crespo: Poeta e jurista português, nascido no Brasil - «As velhas negras, coitadas, / Ao longe estão assentadas / Do batuque folgazão. / Pulam crioulas faceiras / Em derredor da fogueira / E das pipas de alcatrão.» (As Velhas Negras - excerto). IMAG.74-119-422

¨ 12MAR1926-1988 - John Clellon Holmes: Novelista, poeta e professor americano, membro da Beat Generation - «Mais do que simples fadiga, beat implica a sensação de ter sido usado, de estar em carne viva. Envolve uma espécie de desnudamento da mente e, em última instância, da alma: a sensação de estar sendo reduzido às bases da consciência. Em síntese, significa ser empurrado sem drama contra o muro do isolamento» (1952). IMAG.362

®14MAR1916-2009 - Albert Horton Foote, aliás Horton Foote: Dramaturgo e argumentista americano, distinguido com o Óscar de Hollywood e o Prémio Pullitzer - «Focou a poesia da solidão e da perda como temas gémeos, terreno que fez dele um Tchekov norte-americano» (Los Angeles Times). IMAG.241



GALERiA

João Sarzedas - Obra Gráfica
João Sarzedas nasceu em Lisboa a 9 de Fevereiro de 1943, e faleceu em Torres Vedras a 27 de Julho de 2013. Era conhecido pelo subtil e refinado sentido de humor que imprimia aos seus desenhos e cartoons. Munido de inesgotável imaginação, de apurada técnica do desenho e possuindo um profundo sentido de observação, deixou uma obra gráfica que ilustra, principalmente através do humor, o quotidiano, a sociedade e a política de uma época. A título póstumo, durante a exposição em Torres Vedras, foi lançado Sorria Com Eólicos Na Paisagem, livro que o autor deixou praticamente todo preparado.
 
BREVIÁRiO
 
¨Assírio & Alvim re-edita Lusitânia de Almeida Faria. IMAG.463-498

¯Andante edita em CD, sob chancela Hyperion, Johannes Brahms [1833-1897]: String Quintets por Lawrence Power, com Takács Quartet. IMAG.82-171-193-199-256-286-303-324-393-417-482-531


Sem comentários:

Enviar um comentário