terça-feira, janeiro 30, 2018

IMAGINÁRiO #700

José de Matos-Cruz | 24 Março 2019 | Edição Kafre | Ano XVI – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

APOCALIPSES
Desde que o cinema existe, sob o signo de Hollywood, o espectáculo da guerra sempre constituiu um fascínio perverso e perigoso, enquanto abordagem limite ou fenómeno ritual. Assim, o imaginário do Vietname suscitaria, inevitavelmente, uma referência ao Apocalypse Now (1979) de Francis Ford Coppola - obra-prima cujas fortíssimas implicações temáticas e estéticas, em que se reconstitui um universo de demolição irracional, sob o crepúsculo da humanidade, pressupõe uma incursão alegórica e fantástica pelo inferno na Terra. Em 1986, Oliver Stone ousou sondar de novo esse coração das trevas com Platoon / Os Bravos do Pelotão - expondo o desafio limite para um punhado de jovens soldados ianques, ante a morte espectral: vítimas de um absurdo devastador, em sacrifício ou sobrevivência, que é simbolizado no fatídico antagonismo de dois desses combatentes… A evolução político-social no Sudoeste Asiático provocou uma rodagem noutros cenários naturais, as Filipinas, e a memória traumática do próprio realizador - sobre a sua experiência no Vietname, aliada à consagração como argumentista - atribui uma ressonância clássica, épica, a este testemunho tão perturbante e avassalador. Oliver Stone consuma, afinal, uma capacidade excepcional para definir - através de uma dimensão expiatória, que transcende a convulsão histórica entre poderes e ideais - os sentimentos, as contradições, os horrores e os pesadelos solitários de tão precários protagonistas bélicos.
IMAG.6-47-67-157-295-576-587-596

CALENDÁRiO

07OUT2017-06JAN2018 - Em Lisboa, Galeria Zé dos Bois apresenta, em parceria com Culturgest, Chama Xamânica - exposição de desenhos, objectos e esculturas de Otelo M. F., sendo curador Nuno Faria.

25OUT-26NOV2017 - Em Alcabideche, CascaiShopping apresenta, em parceria com The Archives LLC e Iconic Images, a exposição de fotografia Marilyn [Monroe - 1926-1962] by Milton H. Greene (EUA), sendo curadora Cristina Carrillo de Albornoz.  
IMAG.70-85-114-189-360-381-386-449-456-463-471-565-669

26OUT2017 - Leopardo Filmes produziu, e estreia Todos os Sonhos do Mundo / Tous les Rêves du Monde (2017) de Laurence Ferreira Barbosa; com Paméla Constantino Ramos e António Torres Lima.

26OUT2017-05FEV2017 - Em Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian apresenta Do Outro Lado do Espelho - exposição múltipla, sendo curadoras Maria Rosa Figueiredo e Leonor Nazaré.

VISTORiA

Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exactamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental. Factos novos se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele observa-os, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois, deduz-lhes as consequências e busca as aplicações úteis. Não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida; assim, não apresentou como hipóteses a existência e a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos, quando essa existência ressaltou evidente da observação dos factos, procedendo de igual maneira quanto aos outros princípios. Não foram os factos que vieram a posteriori confirmar a teoria: a teoria é que veio subsequentemente explicar e resumir os factos. É, pois, rigorosamente exacto dizer-se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não um produto da imaginação. As ciências só fizeram progressos importantes depois que os seus estudos se basearam no método experimental; até então, acreditou-se que esse método só era aplicável à matéria, ao passo que o é, também, às coisas metafísicas.
Allan Kardec
- A Génese, Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868 – excerto)

COMENTÁRiO

Raymond Chandler
Dois anos antes de falecer, Raymond Chandler escreveu ao seu agente de Londres: «Vivi a minha existência à beira do nada». Sentia a vida com grande intensidade, e isso contribuiu para fazer dele um dos melhores romancistas do seu tempo, com um alcance emocional que poucos dos seus contemporâneos lograram atingir. Como principal expoente da escola do homem duro nas narrativas de mistério, Chandler era também um poeta sentimental. Ao longo do tempo granjeou de sucesso como autor, e o herói dos seus livros, Philip Marlowe, era conhecido por milhões de leitores. No entanto, a sensibilidade temperamental que tornou possível o êxito como escritor, também fez dele um ser humano infortunado.
O escritor galês Jon Manchip White, que conheceu Chandler no Hotel Conaught de Londres, onde costumava hospedar-se pelos últimos anos, descreveu-o como «um homem extraordinariamente complexo e extraordinariamente infeliz. Na sua personalidade não cabia a resignação, e era incapaz de aceitar o facto de que nenhum de nós, e muito menos um artista, nunca encontre o que procura e afinal tenha de conformar-se com o que tem e é». Raymond Chandler era intrinsecamente incapaz desse tipo de atitude. «Suponho que todos os escritores são loucos» – escreveu – «mas, se há alguns mais medíocres, creio que, mesmo assim, possuem uma terrível integridade».
Frank MacShane
- A Vida de Raymond Chandler (1976 - excerto)

VISTORiA

En Este Mismo Instante…

En este mismo instante
hay un hombre que sufre,
un hombre torturado
tan sólo por amar
la libertad. Ignoro
dónde vive, qué lengua
habla, de qué color
tiene la piel, cómo
se llama, pero
en este mismo instante,
cuando tus ojos leen
mi pequeño poema,
ese hombre existe, grita,
se puede oír su llanto
de animal acosado,
mientras muerde sus labios
para no denunciar
a los amigos. ¿Oyes?
Un hombre solo
grita maniatado, existe
en algún sitio. ¿He dicho solo?
¿No sientes, como yo,
el dolor de su cuerpo
repetido en el tuyo?
¿No te mana la sangre
bajo los golpes ciegos?
Nadie está solo. Ahora,
en este mismo instante,
también a ti y a mí
nos tienen maniatados.
José Agustín Goytisolo

MEMÓRiA

1926-30MAR1988 - John Clellon Holmes: Novelista, poeta e professor americano, membro da Beat Generation - «Mais do que simples fadiga, beat implica a sensação de ter sido usado, de estar em carne viva. Envolve uma espécie de desnudamento da mente e, em última instância, da alma: a sensação de estar sendo reduzido às bases da consciência. Em síntese, significa ser empurrado sem drama contra o muro do isolamento» (1952). IMAG.362-554-652

1928-19MAR1999 - José Agustín Goytisolo: Escritor espanhol, irmão de Juan Goytisolo e Luis Goytisolo, autor de Palabras Para Julia - «Me anunciará tu paso el breve salto / de un pájaro en ese instante fresco y huidizo / que determina el vuelo, / y la hierba otra vez como una orilla / cederá poco a poco a tu presencia.» (Cuando Todo Suceda - excerto). IMAG.654

24MAR1909-1934 - Clyde Barrow: Criminoso americano - «Esta é Miss Bonnie Parker. Eu chamo-me Clyde Barrow… Estamos aqui para fazer o nosso trabalho - somos assaltantes de bancos!». IMAG.212-293-467

1888-26MAR1959 - Raymond Thornton Chandler, aliás Raymond Chandler: Ficcionista americano - «Em tudo que chamamos arte, existe uma expectativa de redenção». IMAG.86-190-216-220-236-282-283-449-567-578-667

28MAR1909-1981 - Nelson Ahlgren Abraham, aliás Nelson Algren: Ficcionista americano, autor de Vidas Perdidas / A Walk On the Wild Side (1956) - «Nunca comi num lugar que se chamasse Mamã. Nunca joguei cartas com um homem a quem tratassem por Doutor. E nunca tive de lidar com uma mulher que me trouxesse tantos problemas como tu!» (What Every Young Man Should Know - excerto). IMAG.503

1913-29MAR2009 - Helen Levitt: Fotógrafa americana, uma das mais importantes do Século XX, famosa pelos instantâneos de rua em Nova Iorque - «Saía, andava por aí a fazer click!, seguia o meu olhar e fixava o que lhe chamava a atenção». IMAG.243-432

1924-29MAR2009 - Maurice-Alexis Jarre, aliás Maurice Jarre: Compositor francês - «Trabalhando com os maiores cineastas do mundo, enquanto compositor mostrou que a música é tão importante para o sucesso de um filme como as próprias imagens» (Nicolas Sarkozy). IMAG.243-320-482

1804-31MAR1869 - Hippolyte Léon Denizard Rivail, aliás Allan Kardec: Educador, escritor e tradutor francês, codificador do Espiritismo - «O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, e sim o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação.» (O Céu e o Inferno - 1865, excerto). IMAG.127-187-220

31MAR1929-2014 - Menahem Globus, aliás Menahem Golan: Cineasta israelita, realizador e produtor, com sucesso em Hollywood através da Cannon Films, associado ao primo Yoram Globus - para quem «conseguimos viver do que para nós era uma paixão». IMAG.527

PARLATÓRiO

Maurice Jarre
Os compositores de cinema ficam, frequentemente, à sombra dos realizadores e dos intérpretes; porém, a sua música para filmes faz parte inesquecível da história da sétima arte.
Dieter Kosslick

BREVIÁRiO

Relógio D’Água edita Dentes de Rato de Agustina Bessa-Luís.  
IMAG.11-33-83-92-209-216-223-239-243-341-481-520-539-633-639-694-698

Quetzal edita Memórias de Raul Brandão (1867-1930).  
IMAG.48-161-293-301-342-350-384-394-400-431-495-582-602-641-642-668-670-694

Sem comentários:

Enviar um comentário