terça-feira, dezembro 26, 2017

IMAGINÁRiO #695

 José de Matos-Cruz | 16 Fevereiro 2019 | Edição Kafre | Ano XVI – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

PROEZAS
Os fanáticos dos heróis fantásticos que, em tempos, ansiavam por um epílogo do explosivo arco épico de ShockRockets (2000), puderam - finalmente - extasiar-se com The Final Battle, que insere ainda mais proezas na iniciação de Superstar. Um novo paladino dos autores fundamentais - Kurt Busiek, Stuart Immonen & Wade Von Grawbadger - em expansão pelo universo dos Image Comics, quando as façanhas do ganancioso General Korda avassalam. Só o esquadrão ShockRocket poderia fazer-lhe frente - se não estivesse tão abalado e dividido. A única esperança é Alejandro Cruz - o jovem piloto dos vigilantes galácticos, caso ele tenha engenho para desafiar Korda e as suas hiperarmas, logrando sucesso onde os maiores cérebros militares da Terra falharam. Entre a honra e o caos, o crepúsculo ou a vitória, agiganta-se também a fama de Superstar - assim se originando, literalmente, os seus poderes essenciais. Mas o dilema fundamental persiste - como conseguirá Superstar preservar e expandir tais prodígios? Eis a expectativa de ShockRockets, cuja ameaça primordial parece germinar entre as suas próprias fileiras… IMAG.105-306

CALENDÁRiO

1921-01OUT2017 - Jiří Synek, aliás František Listopad, aliás Jorge Listopad: Escritor, crítico, realizador, encenador e professor de origem checoslovaca, radicado em Portugal - «Há [no teatro] uma sedução erótica, que sempre se quer. É uma tentação. No teatro, o actor aquece a sua personalidade, o seu interior. Esse aquecimento passa depois para os outros» (2012).


1931-05OUT2017 - António Luís Ernesto de Macedo, aliás António de Macedo: Cineasta e escritor português, realizador e produtor, dramaturgo e encenador, ensaísta e professor - «A realidade é mais subtil do que aquilo que a gente vê. As incursões esotéricas que faço, são tentativas de penetrar no universo real. Aliás, pode dizer-se que o meu fantástico é mais real do que o real» (1989 - Se7e).
IMAG.12-24-63-96-109-120-135-158-167-180-197-224-290-358-380-413-434-511-521-548-632

05OUT2017 - Kazuo Ishiguro é distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, pelos seus «romances de grande força emocional, que revelam o abismo da nossa ilusória sensação de conforto em relação ao mundo».

05OUT2017 - NOS Audiovisuais estreia Al Berto (2017) de Vicente Alves do Ó; com Ricardo Teixeira e José Pimentão. IMAG.353-399-609

05OUT-17DEZ2017 - Em Lisboa, Palacete de São Bento expõe Arte Em São Bento - 25 Obras da Colecção de Serralves, sendo curadora Suzanne Cotter.

12OUT2017-11FEV2018 - Em Lisboa, Museu Nacional de Etnologia expõe De Regresso à Luz - Esculturas Orientais Em Depósito da Colecção de Victor Bandeira.

ANTIQUÁRiO


20FEV1909 - Em Paris, o diário Le Figaro publica o Manifesto Futurista do italiano Filippo Tommaso Emilio Marinetti (1876-1944), ponto de partida do movimento estético e cultural: «Declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma nova beleza: o deslumbramento da velocidade. Nenhuma obra-prima existe, sem o devido momento de agressividade. Pretendemos destruir os museus e as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas cujo objectivo é o proveito». IMAG.404-493-591

VISTORiA

Eu não tenho vistas largas,
Nem grande sabedoria,
Mas dão-me as horas amargas
Lições de filosofia.

Sei que pareço um ladrão...
Mas há muitos que eu conheço
Que, não parecendo o que são,
São aquilo que eu pareço.

Porque o mundo me empurrou,
Caí na lama, e então
Tomei-lhe a cor, mas não sou
A lama que muitos são.

Vós que lá do vosso império
Prometeis um mundo novo,
Calai-vos, que pode o povo
Qu'rer um mundo novo a sério.
António Aleixo

MEMÓRiA

18FEV1899-16NOV1949 - António Fernandes Aleixo, aliás António Aleixo: Poeta popular português - «Para não fazeres ofensas / E teres dias felizes, / Não digas tudo o que pensas, / Mas pensa tudo o que dizes.».

20FEV1879-1944 - Adriano de Sousa Lopes: Artista plástico português, gravador e pintor ligado ao modernismo - «A sua obra aparece-nos sob uma aparência de retratista e paisagista, e como um singular pintor da história, ou repórter, mas da história recente, que quis presenciar e testemunhar» (José Luís Porfírio). IMAG.581

1923-21FEV2009 - António Augusto Lagoa Henriques: Escultor português, poeta e professor - «Ensinou-nos a olhar, a ter um olhar inteligente, e isso não tem preço. Foi o meu primeiro mestre, uma figura que faz parte de todo o meu percurso. Já não há muitas pessoas assim, com a sua delicadeza de sentimento e a sua aristocracia de trato» (Helena Roseta). IMAG.236-239-261-448

23FEV1649-1708 - John Blow: Organista e compositor britânico do período barroco - autor de Venus & Adonis (1686), «a primeira ópera inglesa» (Jorge Calado) - músico da Abadia de Westminster (1669), mestre de William Croft, Jeremiah Clarke e Henry Purcell. IMAG.557-677

PARLATÓRiO

Quando acabei o liceu - a minha ideia era ir para Letras ou Direito - fiz aptidão à Universidade mas chumbei. Resolvi preparar-me melhor em História e Filosofia e o professor Agostinho da Silva dava aulas particulares, na sua casa junto ao Jardim Zoológico. Eu sabia da existência dele por uns cadernos que editava à sua custa, obras de difusão cultural. Também editava pequenas biografias. Tinha sido expulso do ensino oficial e ganhava a vida com aulas particulares e essas edições. Um dia ele perguntou-me: o que lhe interessa para além de História e Filosofia? E eu disse-lhe que gostava muito de desenhar. Pediu-me para lhe levar os meus desenhos e quando os viu disse logo: você e eu estamos enganados, a sua vocação é a escultura. Ele não me fechou as portas das Letras, até me disse que tinha um entendimento para uma cultura enraizada na palavra, mas devia seguir a Escultura. E assim fiz.
Lagoa Henriques

INVENTÁRiO

Sousa Lopes

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) foi um dos primeiros artistas portugueses a adotar práticas impressionistas. Começa por se interessar por fantasiosas narrativas lendárias e por momentos épicos da História de Portugal, inspirando-se em estéticas simbolistas, mas deixa-se seduzir pelos impressionismos e por artistas como Monet e Besnard, em Paris (1903). Nos museus e em viagens pela Europa adquire uma cultura artística invulgar que se reflete na produção de uma longa série de obras realizadas em Veneza.
Pintor histórico de formação, alista-se como artista oficial do Corpo Expedicionário Português na Grande Guerra (1914-18). Testemunha e regista os episódios dramáticos e as paisagens devastadas em notáveis gravuras a água-forte, comoventes desenhos e trágicas pinturas.
Nos anos 1920, o excelente núcleo de retratos de Marguerite Gros, sua mulher, assegura-lhe um lugar original como retratista de imagens no feminino, no centro do modernismo português, embora sem o integrar. É neste período que Sousa Lopes constrói séries impressivas de luz, em diferentes fases do dia, explorando a representação do movimento das ondas, assim como a faina dos pescadores, em enquadramentos escolhidos – são paisagens do litoral português, entre as praias da Caparica, Nazaré, Aveiro e Furadouro.
Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea de 1929 a 1944, Sousa Lopes sucede a Columbano no cargo. Preocupa-se com a ampliação do museu e com uma política de aquisições que privilegia núcleos oitocentistas, mas garante, pela primeira vez, a incorporação de autores modernistas.
Maria de Aires Silveira
(excerto)

BREVIÁRiO

Dom Quixote edita A Casa das Belas Adormecidas de Yasunari Kawabata (1899-1972); tradução de Luís Pignatelli. IMAG.285-366-668

Círculo de Leitores edita Casamentos da Família Real Portuguesa de Ana Maria Rodrigues, Manuela Santos Silva e Ana Leal de Faria.

EXTRAORDINÁRiO

OS HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico

BUÇO COM LEITE MANCHA O COLETE - 8

Nessa altura, para mau grado seu, caiu-lhe uma enorme pedra de um prédio em recuperação, pelo que teve de ir curar-se ao Hospital de São José. É caso para dizer que nem só debaixo dos pés se levantam os trabalhos…
Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário