segunda-feira, outubro 27, 2014

IMAGINÁRiO #528

José de Matos-Cruz | 24 Agosto 2015 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

VAIDADES
O próprio Napoleão Bonaparte, vaidoso e megalómano, se terá sentido embaraçado com o exibicionismo das proezas pelo seu… Bom, deixemos o passado para a História - onde O Melhor Amigo do Homem / Man’s Best Friend teve, aliás, os mais diversos nomes, segundo o humor e a ocasião. Neste título há, também, uma ambiguidade irónica bem compatível com as peripécias expostas por Peter Mayle (argumento) & Gray Jolliffe (grafismo), que tiveram de enfrentar um dilema suplementar: e o seu herói, como baptizá-lo? É certo, desde Adão que ele está ligado às mais diversas personagens, situações e fantasias. E embora dependa da idade, ou das tentações, teve ainda a honra de dar ao companheiro inseparável a fama de sexo forte! Ponderando todas as implicações, Mayle & Jolliffe chamaram-lhe Wicked Willie - ou, na versão portuguesa, Pirilau Maroto. Revelado aos leitores em 1984, logo O Melhor Amigo do Homem logrou culto e proveito - mas quem se divertiu primeiro foram, sem dúvida, os autores! Mayle é romancista, Jolliffe um notório cartoonista britânico. Quanto ao resto, e Napoleão à parte, depende de um caprichoso «tirano de palmo e meio»…
      
MEMÓRiA

¨16AGO1645-1696 - Jean de la Bruyère: Escritor francês, ensaísta sobre a Moral - «Se a pobreza é a mãe dos crimes, a falta de espírito é o pai».

26AGO1945-09SET2011 - Daniel Hulet: Ilustrador e argumentista belga de banda desenhada, autor de Les Chemins de la Gloire (1985 - com Jan Bucquoy). IMAG.374

¨1562-27AGO1635 - Lope de Vega: Poeta e dramaturgo espanhol - «A maior vingança de quem é prudente, é esquecer a causa da desconsideração». IMAG.91-396

¨26AGO1885-1972 - Louis-Henri-Jean Farigoule, aliás Jules Romains: Escritor francês - «O universo é uma enorme injustiça… Aliás, a felicidade foi, sempre, uma injustiça». IMAG.382

¸29AGO1915-1982 - Ingrid Bergman: Actriz sueca de teatro e do cinema internacional - «Um beijo é uma amável travessura inventada pela natureza, para interromper uma conversa, quando as palavras se tornam supérfluas». IMAG. 48-91-238-288-312-318-377-384

30AGO1905-1957 - Leo Longanesi: Pintor, gráfico, humorista, escritor, jornalista e editor italiano - «O pior que pode acontecer a um génio é ser compreendido» (Parliamo dell’Elefante).
            
CALENDÁRiO

®1944-10AGO2014 - Carlos Alberto Oliveira Gonçalves, aliás Carlos Gonçalves: Artista português de teatro, cinema e televisão, distinguido com o Prémio da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (1985) - «Um actor de excepção» (Heitor Lourenço).

¢14AGO-30SET2014 - Galeria Municipal do Montijo apresenta Montijo Faz p’Arte - Exposição Coletiva com a participação de Alexandre Henriques, António Fernandes, António João Rodrigues, Daniel Maia, David Campos, Duarte Crispim, Enrique Williams, José Fragateiro, Sara Loureiro, Sérgio Lemos e Susana Resende.
      
VISTORiA

¨De quantas coisas me cansam,
facilmente me defendo;
porém, não posso guardar-me
dos perigos de um néscio.

Ele dirá que eu o sou,
porém com falso argumento;
que humildade e necessidade
não cabem num só sujeito.

A diferença conheço,
porque nele e em mim contemplo
a loucura da arrogância,
a humildade em seu desprezo.

Ou sabe hoje a natureza
mais que soube em outro tempo,
ou tantos que nascem sábios
é por força de dizê-lo.
Lope de Vega

VISTORiA

As Melhores Acções Perdem Efeito Pela Forma Como São Praticadas
¨As melhores acções alteram-se e enfraquecem pela maneira como são praticadas, e deixam até duvidar das intenções. Aquele que protege ou louva a virtude pela virtude, que corrige e reprova o vício por causa do vício, simplesmente, naturalmente, sem qualquer rodeio, sem nenhuma singularidade, sem ostentação, sem afectação; não usa respostas graves e sentenciosas, ainda menos os detalhes picantes e satíricos… Não é nunca uma cena que ele representa para a plateia, é um bom exemplo que dá e um dever que cumpre; não insinua nada às vistas das mulheres, nem ao espectáculo, nem à opinião pública; não dá a um homem espirituoso matéria para boa anedota. O bem que acaba de fazer é um pouco menos sabido e conhecido pelos outros, na verdade; mas fez esse bem; o que é que ele mais poderia querer?

Jean de La Bruyère
 - Os Caracteres
(1688, excerto)
 
COMENTÁRiO

¸François Truffaut: Para mim, é evidente que muitas das suas obras parecem, realmente, sonhos filmados. Por isso, ante o anúncio de uma fita de Hitchcock que aborda a psicanálise… pode esperar-se algo completamente louco, delirante; ora, no fundo, A Casa Encantada / Spellbound (1945) é um dos seus filmes mais razoáveis, com muitos diálogos… Em geral, o que eu lamentaria é que lhe falte um pouco de fantasia, em relação às suas outras fitas…
Alfred Hitchcock: Provavelmente porque se tratava da psicanálise, tivemos medo da irrealidade, e tentámos ser lógicos, ao relatar essa aventura de um homem.
Truffaut: Sem dúvida. Mas inclui coisas muito belas; por exemplo, o beijo seguido das sete portas que se abrem, e o primeiro encontro entre Ingrid Bergman e Gregory Peck. O cupido, evidentemente, acertou no alvo; pela parte dela, uma situação de amor à primeira vista…
Hitchcock: …Desgraçadamente, nesse preciso instante os violinos começam a tocar, e é espantoso!
François Truffaut
- O Cinema de Alfred Hitchcock
           
BREVÁRiO

¨Porto Editora lança Era Bom Que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto de Mário de Carvalho. IMAG.327-410

¯Concord edita em vinil, Stardust de John Coltrane (1926-1967). IMAG.190-499

¨Dom Quixote edita Mário e o Mágico de Thomas Mann (1875-1955); tradução de Ana Maria Carvalho. IMAG.173-233-261-517
     
GALERiA

Montijo Faz p’Arte
¢A câmara municipal do Montijo vai celebrar o 29º aniversário de elevação a estatuto de cidade na próxima 5ª-feira, dia 14 de Agosto. Integrada nas comemorações, a galeria municipal expõe a colectiva Montijo Faz p’Arte, que reúne trabalhos de vários artistas locais e oriundos de diversos campos, como a Belas-Artes, Artesanato, Ilustração e Banda Desenhada; nomeadamente figurando: Alexandre Henriques, António Fernandes, António João Rodrigues, David Campos, Duarte Crispim, Enrique Williams, José Fragateiro, Sara Loureiro, Sérgio Lemos, Susana Resende, e eu próprio (Daniel Maia).
O catálogo da exposição estará disponível, destacando a biografia dos autores e seus backgrounds profissionais, mais amostras dos respectivos trabalhos. A abertura terá lugar às 21h e a mostra pode ser visitada até 30 de Setembro, nos dias de semana das 9h às 17h30 (com pausa para almoço das 12h30 às 14h), e com entrada livre.
Pela minha parte, irei ter expostos trabalhos do projecto O Infante Portugal, de José de Matos-Cruz, também com arte-final de Daniel Henriques, mais uma selecção de pranchas de BD recentes, feitas para o mercado norte-americano de Comics.
Daniel Maia

NOTICIÁRiO

O negreiro Mucusse Omar foi apresentado no Governo Civil do Funchal pelo Capitão da Guarnição de Moçambique, José Pires Rego, ficando sob custódia até ser entregue ao Alferes Sousa, da guarnição de Angola, que seguiu para o seu destino no vapor Zaire, saído daquele porto no dia 8 do corrente mês. A sua permanência na Madeira causou muita curiosidade. O célebre negreiro não usa sapatos, mas apenas umas solas grossas amarradas nos pés, veste tanga de seda e tem uma argola de prata no braço.

Lourenço Martins, por alcunha o Capote, e João Gonçalves, conjuntamente com António de Mattos, cocheiro e sem domicílio certo, travaram-se em desordem na cocheira sita na Rua Ocidental do Passeio, pelas 9 da noite. Acudindo ali o Guarda Número 30 da 2ª Divisão, o referido António de Mattos agarrou-o, fechando em seguida a porta, e enquanto João Gonçalves o segurava pelos braços, Lourenço Martins com uma chave de parafusos deu-lhe com ela na cara, fazendo-lhe um grande ferimento no rosto, e ficando contuso pelo peito, do que foi curado no Hospital de São José. Lourenço Martins foi capturado, mas pôs-se em fuga. João Gonçalves, sendo perseguido, foi capturado no Largo do Mastro, quando ia para se refugiar em casa de uma mulher com quem vive. António de Mattos não pôde ser apanhado, por se haver evadido.
25AGO1880 - Diário de Notícias
      
EXTRAORDINÁRiO

OS SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico

ENTRE AS TERRAS DO SOL E O REINO DAS TREVAS - 2

Tal baile de revelação e ocultação animara todo um namoro de par destinado, desde que nasceram até à vertigem entre a vida e a morte.

– Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário