sábado, julho 12, 2014

IMAGINÁRiO #513

José de Matos-Cruz | 1 Maio 2015 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO
SUBVIVÊNCIAS
Segundo as convenções romanescas da arte norte-americana, o imaginário criminal é a preto-e-branco. Por um lado simbolicamente, quanto aos contrastes radicais entre o bem e o mal; e também por motivos cinéfilos, na tradição no filme de gânguesteres configurada em Humphrey Bogart. Entre tais nexos éticos e estéticos, Jacques Tardi veio propor um estilo híbrido, através de Griffu - um cinzento neutro, tal como se perverteu o conflito eterno das luzes contra as trevas; uma sombria gama gráfica, em que se dissimula a fauna urbana de vigaristas, escroques, chantagistas… Afinal, só a violência é vermelha como a cor do sangue, cujo sabor seco e salgado também escapa à banda desenhada.
Nascido vítima em 1977 e, entretanto, alvo de muitas mortes como cobrador de dívidas, este anti-herói logra sobreviver entre a miséria humana, a marginalidade social, enfrentando cada ameaça como um patético fio de intriga, em que acaba por se enforcar. O dito é simbólico, menos grotesco que uma bala real de calibre 22! Mas tanto faz, num mundo que - para o argumentista Jean-Patrick Manchette - «entre 1920 e os dias de hoje, é totalmente dominado por sacanas». Ou, como remata Tardi, eis «uma história de gente corrupta e vilões da pior espécie». IMAG.312-336-347

CALENDÁRiO
¸08MAI2014 - Pandora Filmes estreia As Ondas de Abril/Les Grandes Ondes de Lionel Baier; com Francisco Belard e Valérie Donzelli.

¯1939-08MAI2014 - Jair Rodrigues de Oliveira, aliás Jair Rodrigues: Cantor brasileiro, intérprete de Deixa Isso Pra Lá - «Vai deixar, além da grande história, o seu sorriso contagiante!» (Tico Santa Cruz).

VISTORiA
À Noite
¨Faz baixar, radiante deus – há campos sedentos
Do frescor do orvalho, homens tombam combalidos,
Lassos deslocam-se os corcéis –
Vem, faz baixar à terra o teu carro.

Vê quem, das ondas cristalinas do mar,
Meiga, a sorrir te acena! O imo diz-te quem é?
Mais céleres voam os corcéis,
Vê, Tétis, a divina, acena-te.


Rápido, o condutor logo do carro desce,
Nos braços dela cai, Cupido assume a rédea,
Inertes mantêm-se os corcéis,
Da torrente embebe-se a frescura.

Elevada pelos céus, em seu silencioso passo,
Baixa, olorosa, a noite; a ela segue-se o lasso
Amor. Ah, sim, descansai e amai!
Febo, o amante, a repousar está.
 Friedrich Schiller

Sonho da Rosa
¨Se me recordas, entristeço e faço
por que o teu vulto sensual me esqueça
e o teu olhar, a tua boca, e essa
graça de graça que tu pões no passo.

Sonho-fumo esgarçando-se no espaço –
nas mãos em concha amparo-te a cabeça,
e sem que a minha boca desfaleça
beijo-te a boca e cinge-te o meu braço.



Já, no jardim deserto da tristeza,
vens aos meus olhos como a luz acesa
que uma penumbra dolorida apaga…

Vai-se extinguindo o meu desejo… Olha:
tu foste a rosa que ao abrir se esfolha,
nuvem perdida que no céu divaga…
 Branquinho da Fonseca
- Poemas (1926)

ITINERÁRiO
VIEIRA PORTUENSE
- Carreira Demasiado Efémera
¢ Francisco Vieira nasceu no Porto em 1765. Aos 17 anos matricula-se como aluno extraordinário na Aula Régia de Desenho e Figura, em Lisboa. Dois anos mais tarde está em Roma onde obtém um 1.º prémio de Desenho. Aí frequenta o atelier de Domenico Corvi. Aos 29 anos dá aulas de Pintura na Academia de Belas Artes de Parma. Viaja muito, frequenta cortes europeias e, em 1799, executa grandes pinturas religiosas para a Ordem Terceira de S. Francisco do Porto. Com 37 anos o pintor pronuncia o discurso inaugural da Academia de Desenho e Pintura e é nomeado pintor da Real Câmara, para executar com Domingos Sequeira pinturas do Palácio da Ajuda. Morre em 1805, no Funchal, com 39 anos.
FEV2009 - Diário de Notícias

MEMÓRiA
¨04MAI1905-1974 - António José Branquinho da Fonseca: Ficcionista, poeta e dramaturgo português, filho de Tomás da Fonseca - «Quer como poeta, quer como dramaturgo, ficaram-se devendo a Branquinho da Fonseca algumas das mais positivas realizações do nosso vanguardismo pós-modernista. Nos três primeiros anos da Presença, foram precisamente os seus versos - a par dos de Edmundo de Bettencourt e dos do António de Navarro desse período - os que melhor documentaram a inquieta continuidade do espírito do Orpheu» (David Mourão-Ferreira). IMAG.131-407-465

®05MAI1925-2010 - Jaime Salazar Sampaio: Poeta e dramaturgo português - O seu teatro era «um acto de resistência contra a censura, o que explica em parte a ambiguidade e o hermetismo dos seus textos de antes da revolução» (Maria João Brilhante). IMAG. 235-298-299-307-427

¸06MAI1895-1926 - Rodolfo Alfonso Raffaello Pierre Filibert Guglielmi di Valentina D'Antonguolla, aliás Rodolfo Valentino: Actor italiano radicado nos EUA - «Generalizar sobre as mulheres, é perigoso. Especificar sobre elas, é infinitamente pior».

¸06MAI1915-10OUT1985 - Orson Welles: Cineasta americano, actor e encenador - «Em relação aos meus filmes, creio que não se baseiam tanto numa busca como numa pesquisa… Se estivermos à procura de algo, o labirinto é o local mais adequado para a investigação». IMAG.33-44-120-186-188-231-238-243-266-272-326-332-333-373-397-424-468

¨07MAI1925-2008 - Luiz Pacheco: Escritor português - «De entrevista em entrevista é a mesma chapa, vêm com perguntas de chapa. É como a outra: “O que é que você pensa da juventude de hoje?” Eu não penso nada, eu nem conheço os meus filhos…» (a Guilherme Pereira). IMAG.68-180-198-312-411

¢13MAI1765-02MAI1805 - Francisco Vieira de Matos, o Vieira Portuense: Pintor de elementos históricos e paisagísticos, lente de desenho na Academia de Desenho e Pintura do Porto. IMAG.34

¨1759-09MAI1805 - Friedrich Schiller: Poeta e filósofo alemão - «O que rejeitares do momento, / Eternidade nenhuma o restituirá!». IMAG.71-252

PARLATÓRiO
¨As palavras ditas sem reflexão, inspiradas pela cólera, não lançam raízes em parte alguma; porém, quando sugeridas pelo ciúme, alastram quais plantas parasitas, crescem e deitam ramagem sobre a árvore que é o coração, ensombrando-o.
Friedrich Schiller

®O tema do deslumbramento da personalidade encontra-se em inúmeras das minhas peças.
[A influência do teatro do absurdo] é inegável. Não ao nível da componente metafísica, mas das técnicas do diálogo e das situações. Ponho em cena, normalmente, homens isolados que, remotamente, se quereriam integrar mas não sabem como.
Jaime Salazar Sampaio

ANTIQUÁRiO
05MAI1835 - É criado o Conservatório de Música, instalado na Casa Pia de Lisboa. Em 1836, foi instituído o Conservatório Geral de Arte Dramática - que, com a incorporação do Conservatório de Música, foi seccionado em Escola de Música e Escola de Teatro e Declamação (que incluía a Dança), a cargo dos seus mentores iniciais, João Domingos Bomtempo e Almeida Garrett, e instalado no Convento dos Caetanos. IMAG.13-40-64-100-164-171-175-187-213-383

BREVÁRiO
¯Tradisom edita em CD, José Viannada Motta [1868-1948] - Canções, Lieder, Romanzas pela soprano Ana Maria Pinto e pelo tenor João Rodrigues, com o pianista Nuno Vieira de Almeida. IMAG.158-175-182-187


EXTRAORDINÁRiO
OS ALTERNATIVOS
- Folhetim Aperiódico
                                
ATRAPALHADO NA CARCAÇA
O ESCARAVELHO FAZ-SE MORTO - 7
Moedinhas a tilintar, atiradas para o avental garrido de Graciosa, eram o seu melhor despertador. E o próprio Damião tinha um gesto reflexo de estender a manápula, caso pressentisse aproximar-se alguma alma caridosa. Nem um tostão caía em saco roto.
Ao pôr da tarde, lá se arrastava aquele par ímpar, de preferência até à Mercearia Flor Silvestre - dobrada a Esquina dos Gatos, no coração de Alfama. O Senhor Florêncio da Silveira tinha toda a paciência para lhes trocar os caóticos montes de metal por umas quantas tiras de papel, saindo ambos a ensalivar os dedos já excitados para contar as notas. Com estas, faziam uns rolinhos que, depois, guardavam ciosamente, envoltos em pratas de cigarros.
Continua

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